Música Maestro!


O Maestro com seu velho amigo Henri Salvador

Henri Salvador e Georges Henry

Georges Henry é músico (maestro e trompetista), escritor, blogueiro e produtor cultural. Nasceu em Paris em 1919 e é do signo de câncer. É casado há 50 anos com sua amada Denise, pai de três filhos e avô de sete netos. Eleito Cidadão Amparense em 94 e membro da Academia Amparense de Letras desde 99, o maestro é autor do livro de memórias Um músico…sete vidas, lançado em 98, em português e em 2009, em francês, pelo editor Emmanuel de Ryckel.

Sua carreira como músico começou na França e pouco tempo depois mudou-se para a América Latina, levado pela orquestra Lecuona Cuban Boys. Tornou-se referência internacional da música dos anos 40 e 50. Apaixonado pelo Brasil, vive aqui há mais de 60 anos.

Foi empresário durante 30 anos, à frente da produtora de audiovisuais corporativos Georges Henry Associados que atendeu centenas de clientes no Brasil e na América Latina. Em 92, aposentou-se e mudou-se para sua chácara em Serra Negra, mas passava a maior parte de seus dias em Amparo, onde trabalhava no Colégio Integrado. Lá foi co-fundador do Centro Cultural e Conservatório Integrado, na época dirigido pelo falecido Odracir Caminada e por Jauperi Batoni.

Nessa época trouxe muitas atrações importantes para Amparo e organizou o Festival de Música Sacra. Ao mesmo tempo criou e animou um programa na Rádio Cultura, o Viva a Música. Com a morte de Odracir, Georges Henry desligou-se do Integrado mas deixou seu legado, um auditório para 200 pessoas.

Em 2006 foi contratado pela Unimed-Amparo para coordenar o Programa Cultural da entidade. Entre seus convidados, figuras ilustres como Boris Casoy, Juca Chaves, Eduardo de Miranda, entre outras, e atrações como o Madrigal de Itajubá e a Orquestra de Câmara do maestro Gilberto Massambani do Teatro Municipal de São Paulo.

Há 3 anos foi convidado por Cristina Segatto, então diretora da Rádio Cultura para criar um programa nos moldes de seu Blog, o RadioBlog de um Maestro que vai ao ar toda segunda-feira às 14 horas, com reprise aos domingos às 20 horas. E toda semana escreve no Jornal A Tribuna sua coluna chamada PressBlog de um Maestro.

Em julho de 2008, sua filha, Cathy, inaugurou o Memorial Maestro Georges Henry em sua casa, no centro, próxima ao Jardim Público. O espaço abriga uma exposição permanente de fotografias e documentos de sua vida e conta com um palco para apresentação musicais e teatrais. “Meu pai faz e fez muito pela cultura em Amparo e nada mais natural que sua memória se eternize em nossa cidade” diz Cathy. O Maestro é o Conselheiro de Música de nosso Conselho.

Para conhecer melhor Georges Henry, visite seu blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: